Não quero um aperto de mão



Vi que essa imagem do 9gag está sendo muito vinculada nas redes sociais como "representação" do feminismo. Cê acha mesmo que feminismo é isso? Então, nem é não.



Primeiro, vamos  começar pela representação: mulheres de rosa e homens de azul. É sério isso, gente? Em pelo século XXI, quase XXII, cêis me vem com dicotomia rosa X azul? Isso é uma das coisas contra qual o feminismo luta. E será que essa imagem aborda os problemas da mulher trans, da mulher negra, da mulher pobre? Esse simulacro de luta política me fez rir e ao mesmo tempo entrar em desespero de como o dominante quer despolitizar qualquer ação  que não vá a favor de seus interesses.  E esse 'roxo' do meio do aperto de mão? Ah, vocês só podem estar de brincadeira.

E quem acredita que o Feminismo é a superioridade das mulheres? Bem, vou te dizer, não são as feministas. Na verdade, é o que a gente tenta falar todo dia: feminismo é a recuperação dos direitos que foram tirado das mulheres pela história. E não, isso não vai ser conseguido com "aperto de mão". Tem muitas representações gráficas do que o feminismo pode ser, mas um "acordo" com os homens não é uma delas.

Feminismo visa dar voz as mulheres para poderem reivindicar seus problemas. Não é fingindo que tá tudo bem que as mulheres vão ter sua voz. Não é com apertinho de mão que os homens vão ver que mulheres merecem respeito. Esse aperto de mão mais parece homens cedendo à dominação, como se fosse deles por direito. 
Ai sim ;) (Vi no Nigga High as shit)

Cê acha que só abolir a escravidão já resolve os problemas dos negros? Já abole o racismo e a desigualdade social? Não, não e não. As coisas, infelizmente, não são tão simples assim e as relações de poder tem que ser sempre analisadas e questionadas. O Feminismo é uma luta de caráter político que integra à luta por igualdade. Negar isso num desenho azul e rosa é um baita desserviço.  Sem falar na total imposição da identidade de gênero.

O fato que é que muito difícil para as mulheres verem como "amiguinhos" os homens que as oprimiram a vida inteira. É como dizer pra uma garota que é abusada sexualmente pelo padrasto que agora eles vão dar as mãos e ficar tudo bem. Dizer pra funcionária menosprezada pelos patrões que tudo vai ser resolvido com um aperto de mão. Não, não vai. Mesmo por que os homens, como classe, não estão interessados nisso, não tem interesse em perder seus privilégios para, além de dar as mãos pra mulheres, enxerga-las como igual. Feminismo é uma luta travada a cada dia por cada mulher e que está bem longe de ser representada por um aperto de mão. 

Não queremos aperto de mão. Queremos igualdade de direito, poder ter direito aos nosso próprios corpos, poder usar a roupa que quisermos e ganhar salários igual ao dos homens. E essa luta vai ser galgada por nós e não dada de mão beijada pelos homens. Por que eles mesmos não estão dispostos a fazê-lo. 

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Parabéns, Clarice, pelo texto. Linguagem simples e de fácil assimilação. Qualquer pessoa pode entender. (:

    ResponderExcluir

Você Também deve Gostar de