Mas TUDO é machismo?

Mas afinal, hoje em dia, TUDO é machismo?


Já adianto: SIM, tudo é machismo.E explico:

Vamo pensar um pouquinho, gent: A sociedade veio, desde tempo ancestrais, estabelecendo parâmetros patriarcais e machistas. E nem vem com essa história de que "hurp, mulé só tinha que ficar em casa e o homem fazia todo trabalho". How about NO?

Trampar em casa é um puta trampo. Cuidar dos filhos ainda, trampo maior ainda.TER o filho, então, nem se fala. Não quero desmerecer  o esforço dos nobres homens que matavam nossa jantinha e o traziam nossa comida. Mas também queremos que os trabalhos "exclusivamente" femininos sejam reconhecidos. Mas, PIOR QUE ISSO: Que essas funções foram determinadas pelo órgão sexual e são inalienáveis, ou seja, não dá pra trocar. Se uma mina curte caçar, não pode. Se um cara gosta de ficar em casa cozinhando e cuidando dos babies, não pode. Daora isso? Respondo por você: NÃO. Ninguém curte fazer algo que não gosta por ser obrigado. Se há possibilidades, por que insistir nessa regra estúpida? 

Mas ok, continuemos: Até os dias de hoje, a sociedade reflete os paradigmas  estabelecidos na caverna: Até pouco tempo atrás, mulher não podia sair sozinha, votar, estudar, porra nenhuma. Até hoje, mulher precisa de autorização do marido pra fazer ligadura de trompa (pra quem não manja: procedimento cirúrgico que a impede de ficar grávida, ligando suas trompas), quando um homem não precisa da autorização de ninguém pra fazer os mesmo com seus canais. Não vou nem comentar sobre os números de violência contra a mulher (praticada por, oi, HOMENS), de mulheres objetificadas em todas as mídias existentes, homofobia descarada, enfim...

Logo, se o mundo foi criado numa base machistas e continua com esses procedimentos, claro que TUDO é machista né meu filho.

Vamos conhecer ao Teste de Bechdel, que nos ajuda a pensar um pouco mais sobre os filmes que a gente assiste:

a) o filme precisa ter pelo menos duas personagens femininas que têm nomes;
b) essas duas personagens precisam conversar entre si;
c) a conversa não pode ser sobre um homem.

E aí, quantos?

Esse teste, assim como esse texto, não é pra provar que tudo é machismo (mesmo por que, já é mesmo, né), é pra fazer refletir em como  o machismo atua nas coisas que vemos e fazemos. O machismo é um sistema, ele está presente o tempo todo, a gente tem que escolher se segue com ele ou abre a mente pra outras coisas.


Quando até o PC Siqueira e o amigo fofinho dele tem um concepção de machismo mais sóbria do que seus amigos.


"Mas Clarice, se tudo é machismo, nada é machismo, hihi derp"

Não né meu filio. Não é por que tudo reflete um ideologia que prioriza o macho que tudo vai deixar de priorizar o macho. Não vem com esses questionamentos filosóficos primitivos que aqui não cola.

Espero sinceramente que essa postagem tenha comprido a função de explicar pra vocês por que nossa implicância tão grande com o machismo. Tudo é machistas. E não deveria ser.

Leia também

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. "a) o filme precisa ter pelo menos duas personagens femininas que têm nomes;
    b) essas duas personagens precisam conversar entre si;
    c) a conversa não pode ser sobre um homem."

    as pequenas margaridas, celine e julie vão de barco, émotion... filme assim não falta, só precisa procurar.

    ResponderExcluir

Você Também deve Gostar de